Caixa Postal

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A Caixa Postal é um webmail personalizado onde é possível trocar mensagens referente aos projetos existentes no sistema;

Navegue entre as funções dessa interface através do menu exibido abaixo:

Criar Mensagem


  1. Para criar uma nova mensagem, clique sobre o botão em Nova Mensagem no menu lateral:
  2. Após, a seguinte interface será apresentada:
  3. Preencha os campos:
  • Para - Digite o e-mail do destinatário. É possível selecionar o(s) destinatário(s) da mensagem entre os usuários cadastrados na lista de contatos e/ou no sistema, podendo filtrar por projeto ou empresa;
  • CC - Digite o e-mail do destinatário. É possível selecionar o(s) destinatário(s) da mensagem entre os usuários cadastrados na lista de contatos e/ou no sistema, podendo filtrar por projeto ou empresa;
  • CCo - Digite o e-mail do destinatário. É possível selecionar o(s) destinatário(s) da mensagem entre os usuários cadastrados na lista de contatos e/ou no sistema, podendo filtrar por projeto ou empresa;
  • Assunto - Digite o assunto referente à mensagem;
  • Referente ao projeto - Selecione o projeto a que a mensagem se refere;
  • Corpo da mensagem - Digite o corpo da mensagem, sendo possível a formatação do texto utilizando das ferramentas de edição de texto;
  • Anexar arquivos - É possível anexar arquivos do dispositivo local;
  • Anexar arquivos do sistema - Possibilita acessar os projetos do sistema e anexar seus arquivos armazenados através da opção Anexo Múltiplo.
    • Ao clicar sobre esta opção, o sistema irá abrir em uma popup, contendo uma interface similar à interface da Lista Mestra, onde é possível filtrar arquivos de forma ágil e prática, bastando apenas selecionar o(s) arquivo(s) desejado(s) (após filtrar as informações) e clicando sobre o botão Anexar.

Dica

Através do módulo Relatórios é possível anexar arquivos que já foram publicados em uma nova mensagem:

  1. Selecione um projeto no filtro Projetos e clique sobre o botão Filtrarpara que o botão Caixa Postal seja exibido; 
  2. Selecione o(s) arquivo(s) correspondente(s) e clique sobre o botão Caixa Postal; 
  3. Você será direcionado à interface de Nova Mensagem do módulo Caixa Postal, para completar o envio da mensagem. Para mais informações acesse a página Relatórios

É possível também determinar a natureza da mensagem entre: Enviar anexo(s) comumEnviar apenas como crítica e Enviar Anexo(s) e crítica.

Os destinatários do e-mail que forem cadastrados no sistema Projetos poderão realizar as ações (responder, responder a todos e encaminhar) sobre a respectiva mensagem através dos botões disponíveis no corpo do e-mail (estes botões o direcionarão ao módulo Caixa Postal do sistema Projetos). Enquanto os destinatários que não são cadastrados no sistema deverão realizar as ações sobre o e-mail através das opções do próprio provedor de seu e-mail.  

Visualizar Mensagens

Quando uma mensagem com anexo é enviada, o destinatário é notificado por e-mail. Para acessar os anexos, você deverá clicar sobre o link: A mensagem contém anexo(s). Acesse-os por aquino corpo da mensagem. Assim, será direcionado à página de confirmação de e-mail, onde deverá ser informado o seu endereço de e-mail para que seja liberado o acesso aos anexos.

A confirmação de e-mail é um modo de assegurar que apenas o destinatário da mensagem terá acesso a ela e seus respectivos anexos. 

 

Criar Diretório


É possível criar pastas de mensagens enviadas ou recebidas. Siga os passos descritos abaixo para criar um diretório:

  1. Clique sobre o botão Criar Diretório, exibido no menu lateral esquerdo
  2. Em seguida, preencha os seguintes campos:
  • Nome do diretório – Digite o nome desejado para a nova pasta;
  • Tipo de diretório – Selecione a natureza das mensagens entre Recebidos e Enviados.

      3. Preenchidos os campos, clique sobre o botão Criar. A(s) pasta(s) criada(s) ficará(ão) localizada(s) no menu lateral, organizadas por              ordem de criação a partir de Contatos.

     4. Para mover as mensagens para as pastas criadas, selecione a(s) check-box(es) correspondentes e selecione o diretório desejado no           campo Mover selecionas para:.

Caixa de Entrada


Na interface de Caixa de Entrada é possível realizar buscas utilizando os seguintes filtros:

  • Remetente – Filtra pelo nome ou E-mail do usuário que recebeu a mensagem;
  • Palavra-Chave – Filtra por uma palavra-chave;
  • Projeto – Selecione o projeto ao qual a mensagem se refere;
  • Período de à – Filtra pelo período selecionado;
  • Status – Filtra pelo status da mensagem, podendo estar:
    • Pendente – Filtra somente as mensagens que foram sinalizadas o status de pendente;
    • Concluído – Filtra somente as mensagens que foram sinalizadas o status de concluída;
    • Todos – Apresenta todas as mensagens, inclusive as que não possuem nenhum status.

Listagem


A listagem de mensagens recebidas possui as seguintes colunas:

  • Visualizar – Clique no ícone () para abrir o pop-up visualizador da mensagem recebida;
  • Anexo – Se a mensagem conter algum arquivo anexado, será indicado pela presença do ícone () nessa coluna;
  • De – Exibe o nome do remetente;
  • Assunto – Exibe o assunto da mensagem;
  • Data – Exibe a data e hora que a mensagem foi recebida.

Para excluir uma mensagem, selecione a check-box correspondente e clique no ícone . A mensagem será movida para Excluídas.

Para alterar o status da mensagem,  selecione a check-box correspondente e clique no ícone  para alterar para Concluído e  para Pendente.

Enviadas


Na interface de mensagens Enviadas é possível realizar buscas utilizando os seguintes filtros:

  • Remetente – Filtra pelo nome ou E-mail do usuário que recebeu a mensagem;
  • Palavra-Chave – Filtra por uma palavra-chave;
  • Projeto – Selecione o projeto ao qual a mensagem se refere;
  • Período de à – Filtra pelo período selecionado;
  • Status – Filtra pelo status da mensagem, podendo estar:
    • Pendente – Filtra somente as mensagens que foram sinalizadas o status de pendente;
    • Concluído – Filtra somente as mensagens que foram sinalizadas o status de concluída;
    • Todos – Apresenta todas as mensagens, inclusive as que não possuem nenhum status.

Listagem


A listagem de mensagens enviadas possui as seguintes colunas:

  • Visualizar – Clique no ícone () para abrir o pop-up visualizador da mensagem enviada;
  • Anexo – Se a mensagem conter algum arquivo anexado, será indicado pela presença do ícone () nessa coluna;
  • Para – Exibe o e-mail do destinatário;
  • Assunto – Exibe o assunto da mensagem;
  • Data – Exibe a data e hora que a mensagem foi enviada.

Para excluir uma mensagem, selecione a check-box correspondente e clique no ícone . A mensagem será movida para Excluídas.

Para alterar o status da mensagem,  selecione a check-box correspondente e clique no ícone  para alterar para Concluído e  para Pendente.

Excluídas


Na interface de mensagens excluídas é possível realizar buscas utilizando os seguintes filtros:

Filtros

  • Remetente – Filtra pelo nome ou E-mail do usuário que recebeu a mensagem;
  • Palavra-Chave – Filtra por uma palavra-chave;
  • Projeto – Selecione o projeto ao qual a mensagem se refere;
  • Período de à – Filtra pelo período selecionado;
  • Status – Filtra pelo status da mensagem, podendo estar:
    • Pendente – Filtra somente as mensagens que foram sinalizadas o status de pendente;
    • Concluído – Filtra somente as mensagens que foram sinalizadas o status de concluída;
    • Todos – Apresenta todas as mensagens, inclusive as que não possuem nenhum status.

Listagem


A listagem de mensagens enviadas possui as seguintes colunas:

  • Visualizar – Clique no ícone () para abrir o pop-up visualizador da mensagem recebida;
  • Anexo – Se a mensagem conter algum arquivo anexado, será indicado pela presença do ícone () nessa coluna;
  • De – Exibe o nome do remetente;
  • Assunto – Exibe o assunto da mensagem;
  • Data – Exibe a data e hora que a mensagem foi recebida.

Para restaurar uma mensagem, selecione a check-box correspondente e clique na função Restaurar Selecionas. A mensagem será movida para a pasta de origem.

Para alterar o status da mensagem,  selecione a check-box correspondente e clique no ícone  para alterar para Concluído e  para Pendente.

Histórico de Mensagem por Obra


Essa função possibilita filtrar todas as mensagens enviadas por projeto. É possível realizar buscas utilizando os seguintes filtros:

Filtros

  • Remetente – Filtra pelo nome ou E-mail do usuário que recebeu a mensagem;
  • Palavras-Chave – Filtra por uma palavra-chave;
  • Projeto – Selecione o projeto ao qual a mensagem se refere;
    • Importante

      É necessário que um projeto esteja selecionado para que a busca seja realizada.

  • Disciplina - Filtra pela disciplina selecionada;
  • Período de à - Filtra pelo período selecionado; 

Listagem


A listagem de mensagens enviadas possui as seguintes colunas:

  • Visualizar – Clique no ícone () para abrir o pop-up visualizador da mensagem recebida;
  • Anexo – Se a mensagem conter algum arquivo anexado, será indicado pela presença do ícone () nessa coluna;
  • De – Exibe o nome do remetente;
  • Assunto – Exibe o assunto da mensagem;
  • Data – Exibe a data e hora que a mensagem foi recebida.

Contatos


É possível criar uma lista de contatos não cadastrados no sistema. Siga os passos descritos abaixo para criar a lista:

  1. Clique sobre o botão Contatos, exibido no menu lateral esquerdo:
  2. Em seguida, será apresentada a listagem de contatos:
  3. Para adicionar um novo contato, clique no ícone  e preencha os campos:
  • Nome – Digite o nome de identificação do contato;
  • Email – Digite o endereço de e-mail correspondente.

      4. Para editar os dados de algum contato, clique sobre o ícone ;

      5. Para excluir um ou mais contatos, selecione a(s) check-box(es) correspondente(s) e clique sobre o ícone ícone .

Páginas Relacionadas:

Manual do usuário

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