Criar Chamado de Obras

Importante

  • Antes de criar um chamado de obra, é preciso definir os projetos que poderão ser abertos chamados;
  • Para abertura de um chamado de obras devem ser criadas origens, estas categorizam o tipo de chamado.

Veja abaixo o passo a passo para habilitar a configuração.

Configurando o Projeto para Abertura de Chamados


 Habilitando um Projeto para a Abertura de Chamados

  1. Acesse o módulo Administrativo;
  2. Acesse a opção Projetos e clique em Projetos;
  3. Escolha o projeto que deseja habilitar e clique sobre sua respectiva opção Editar;
  4. Será exibido o formulário de edição do projeto, assinale a opção Módulo Chamado de Obras para permitir que sejam abertos chamados para esse projeto;
  5. Após habilitar, clique em Salvar. Feito isto, o projeto será exibido na seleção ao abrir o chamado.

Definindo Origens para Abertura de Chamados    

  1. Acesse o módulo Administrativo;
  2. Acesse a opção Chamado de Obras e clique em Origem;
  3. Na interface de controle de origens, clique sobre o botão Criar um registro;
  4. Após definir a origem, clique sobre o botão Salvar.
    1. Importante: As origens criadas podem ser utilizadas em todas as obras.

Após estas configurações podemos iniciar a abertura de chamados. 

Etapa 1 – Descrição da Solicitação


Nesta etapa, o usuário descreverá o problema identificado, apontando o projeto, a disciplina e a origem.

Para criar um chamado, acesse o módulo Chamados de Obras e clique em Novo. Será aberto uma nova janela, como mostra a imagem acima, onde deverá preencher o formulário com as seguintes lacunas:

  1. Projeto - Selecione o projeto relacionado ao chamado a ser aberto;
  2. Disciplina - Selecione uma Disciplina;
  3. Origem - Defina a origem;
  4. Descrição Solicitação - descrição da solicitação que deseja fazer;
  5. Anexar arquivos (opcional)

Após preencher todas as informações, se necessário, marque a opção Enviar e-mail para o projetista, e clique em Gravar.

Caso haja a necessidade, acesse o local Criar Origem no módulo Administrativo.

O sistema enviará e-mail para o coordenador responsável pelo projeto e projetista responsável

Etapa 2 – Análise da Solicitação


Nesta etapa, o coordenador do projeto correspondente fará a análise do que foi apontado pelo responsável pela abertura, fazendo a devida análise crítica e apontando a providência necessária para o andamento ou conclusão do chamado.

Após o envio da Descrição da Solicitação, o coordenador do projeto será responsável pela etapa de Análise da Solicitação onde deverá preencher o formulário com as seguintes lacunas:

  1. Análise Crítica da Solicitação - Responder a solicitação inicial.
  2. Providências - onde será selecionada a providência a ser tomada para o andamento ou conclusão do chamado
    1. Alterar Projeto - Deverá ser selecionado quando houver necessidade de modificação do projeto conforme relato do solicitante.
    2. Encerrar - Deverá ser selecionado caso haja improcedência nas informações relatadas ou no caso do projetista ter aberto o chamado apenas para registro de alguma informação. É possível encerrar o chamado sem definir ações.
    3. Outros - Deverá ser selecionado para outras providências a serem tomadas.
    4. Em Análise - Deverá ser selecionado quando houver necessidade de levamento de maiores informações para definição das providências a serem tomadas. O chamado em análise permanece na mesma etapa, sendo necessário definir uma nova data limite para que o chamado não fique em atraso.
  3. Confirmação da Origem - onde o coordenador deverá confirmar a Origem apontada pelo solicitante, ou modificá-la, caso o problema apontado não seja coincidente com a selecionada inicialmente.

Se habilitada a opção Enviar e-mail para o Projetista, o sistema enviará e-mail para o responsável pela abertura do chamado e para o projetista responsável, com cópia para o coordenador do projeto.

Etapa 3 – Ações de Modificações


Nesta etapa, todas as ações necessárias são detalhadas pelo coordenador do projeto e direcionadas aos responsáveis com a data prevista para conclusão.

E3.png

  1. Ações - Apontar detalhadamente as ações a serem tomadas para a resolução do problema;
  2. Responsáveis - Definir o responsável pela execução;
  3. Data Prevista - Definir data limite para a realização das ações;
  4. Análise Crítica da Alteração - Apontar uma análise para que o problema não ocorra novamente;
  5. Adicionar Ação - Caso necessário, é possível adicionar novas ações;
  6. Anexar Arquivos - Caso necessário, é possível incluir arquivos como anexo para ilustrar alguma situação;
  7. Ação realizada - Após a conclusão, o responsável aponta a ação como realizada, podendo inserir um comentário sobre a mesma.

O sistema enviará e-mail para o coordenador do projeto e todos os usuários marcados como responsáveis por cada ação.

Etapa 4 – Fechamento


Nesta etapa, o coordenador do projeto encerra o chamado.E4.png

Quando todas as ações estiverem marcadas como realizadas, o sistema permite avançar para a quarta etapa e é possível encerrar o chamado.

O sistema enviará e-mail para todos os envolvidos, informando a finalização do chamado.

Importante

Não será possível encerrar um chamado caso o mesmo tenha alguma ação pendente.

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